Compartilhe essa prosa

União de duas paixões: Física + Poesia = universalidades

event_note12/03/2023 10:19h
Caríssim@s,

Uma alegria muito grande fazer parte do projeto MAIS POESIA da Editoria Outra Margem. O Publisher Rick da Cunha idealizou um projeto que deseja mostrar diferentes poéticas.

Desde meu primeiro livro de poesias (Vintém, 2013) a física está presente. A experiência em misturar ciência e poesia foi aprofundada no livro Experimentos poéticos (2015). Em Koiah (2010), já pela Editora Outra Margem, outros poemas-ciência foram apresentados.

Fui, então, convidado a compor uma obra inteira com essa temática. Em 2020 um aluno de mestrado em Ensino de Física que orientei defendeu sua dissertação que propôs o uso de poemas no ensino de física (ele usou o "ser ou não ser", de Antônio Gedeão, que fala da dualidade partícula onda).

As leituras de artigos dos professores Ildeu Moreira, da UFRJ, e João Zanetic, da USP, cristalizaram em mim a ideia que ciência e poesia são ambos frutos do pensamento humano. São, portanto, universais.

O livro traz um encarte com ilustrações, alguns poemas estilizados e informações sobre o tema Ciência & Poesia . O encarte se transforma em um poster com o poema "Universo", que relata o big-bang e o primeiro poema-ciência que escrevi no ano de 2012 . Literalmente foi o big-bang dessa vertente da minha poesia.


SINOPSE DA EDITORA:

Fazer arte é ciência? Entender as ciências é uma arte? Em “Universalidades”, é possível encontrar a união destes dois conceitos: arte e ciência / ciência e arte. Não há sobreposição ou ordem de grandeza. José Huguenin, por meio das palavras e teorias, consegue realizar uma comunhão perfeita entre tais objetos. Atraindo diferentes leitores, consegue tirá-los de suas zonas de conforto. Aqueles que gostam de poesia são desafiados a entender as teorias científicas abordadas. Também aqueles que entendem de física e matemática são convidados a um mergulho na literatura.

Em uma obra com diferentes tipos de poemas, o leitor vai ser convidado a não apenas ler cada palavra, mas enxergá-la no papel, admirar as formas propostas e, até mesmo, a tirar o objeto-livro da posição usual.

Uma leitura inspiradora e de desafios!
Veja também

LIVROS PUBLICADOS

Universalidades - jose huguenin
Relatos de um arigó - jose huguenin
Vidas Sertanejas - jose huguenin
Vidas Sertanejas - jose huguenin
koiah - jose huguenin
raio de sol - jose huguenin
o vaqueiro e o jornalista - jose huguenin
livro experimentos poeticos - jose huguenin
livro de manga a jilo provei na terra onde me batizei - jose huguenin
livro a parede e outros contos - jose huguenin
livro estranhezas e mitos da mecanica quantica - jose huguenin
livro vitem - jose huguenin
livro a luz da historia - jose huguenin
José Huguenin © 2024. Todos os direitos reservados.
https://www.josehuguenin.com